Lembre-se sempre de que o MeuCálendariodeVacinas é uma ferramenta informativa e não substitui o aconselhamento do seu médico. Consulte sempre seu médico antes de tomar decisões relacionadas à saúde.

Hepatite A

A vacina Hepatite A ajuda a proteger contra a Hepatite A, uma infeção hepática causada pelo vírus da hepatite A.

Calendário de vacinação recomendado

*De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria

Timeline diagram showing recommended doses for this vaccine

Saiba mais!

Converse com seu médico sobre a vacina hepatite A.

${iconAlt}

Identifique possíveis falhas na proteção do seu filho

Crie um calendário personalizado para ver se o seu filho perdeu alguma vacina.*

Visualize o calendário personalizado do seu filho para ver se está faltando alguma vacina.*

*De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria

Hepatite A

Você sabia...

A hepatite A é transmitida quando uma pessoa ingere inconscientemente o vírus, através de objetos, alimentos ou bebidas contaminados por pequenas quantidades não detectadas de fezes de uma pessoa infectada (1,2).

Você sabia...

Os sintomas da hepatite A variam de leve a grave, e podem incluir febre, mal estar generalizado, perda de apetite, diarreia, náusea, dores estomacais, urina de cor escura e amarelamento da pele e dos olhos (icterícia). Nem todos aqueles que forem infectados apresentarão todos os sintomas (1).

  • A hepatite A é uma infecção hepática causada pelo vírus da hepatite A (1,2). Ao contrário das hepatites B e C, a infecção pela hepatite A não causa doença hepática crônica e raramente pode levar à morte, mas pode causar sintomas graves e insuficiência hepática aguda, que é frequentemente fatal (1).

  • A hepatite A é transmitida quando uma pessoa ingere inconscientemente o vírus, através de objetos, alimentos ou bebidas contaminados por pequenas quantidades não detectadas de fezes de uma pessoa infectada (1,2). A hepatite A também pode se espalhar por contato pessoal com uma pessoa infectada, como contato sexual ou ao cuidar de uma pessoa infectada (1,2).

  • Qualquer pessoa que não tenha sido vacinada ou previamente infectada pode ser infectada com o vírus da hepatite A (1). Os fatores de risco responsáveis pela infecção da hepatite A incluem: higienização insatisfatória, falta de água potável, uso de drogas recreativas, convívio com uma pessoa infectada, contato sexual com uma pessoa infectada e deslocamento para áreas onde a hepatite A é regularmente encontrada sem imunização prévia (1).

  • Os sintomas da hepatite A variam de leve a grave, e podem incluir febre, mal estar generalizado, perda de apetite, diarreia, náusea, dores estomacais, urina de cor escura e amarelamento da pele e dos olhos (icterícia) (1). Nem todos aqueles que forem infectados apresentarão todos os sintomas (1). Os adultos apresentam sinais e sintomas da doença mais frequentemente do que as crianças, e a gravidade da doença e os resultados fatais são maiores em faixas etárias mais altas (1). Os sintomas geralmente começam a aparecer 4 semanas após a exposição e duram menos de 2 meses, embora algumas pessoas com hepatite A possam apresentar sintomas por até 6 meses (2). Uma pessoa pode transmitir o vírus para outros até 2 semanas antes que os sintomas apareçam (2).Após a infecção, o vírus pode permanecer "dormente" no corpo da pessoa e pode se tornar ativo novamente muitos anos depois, causando herpes zóster (2). A herpes zóster é uma erupção cutânea dolorosa que pode ocasionalmente resultar em danos permanentes aos nervos ou danos visuais e afeta principalmente adultos mais velhos e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos (2,3).

  • Uma melhor higienização, segurança alimentar e imunização são formas efetivas de ajudar a evitar a hepatite A (1). O acesso à água potável, o descarte adequado de esgoto nas comunidades e práticas de higiene pessoal, como lavar as mãos com água potável regularmente após usar o banheiro ou antes de preparar ou comer alimentos desempenha um papel importante na prevenção da propagação da hepatite A (1,2). A vacina contra hepatite A pode ajudar a proteger contra a infecção (1).

    A vacina contra hepatite A pode ser oferecida aos 15 meses como parte do Programa Nacional de Imunizações (3) Consulte seu profissional de saúde para obter mais informações.

Converse com seu médico

Marque uma consulta com seu médico hoje para conversar sobre como vacinar seu filho contra hepatite A.

Identifique possíveis falhas na proteção do seu filho

Crie um calendário personalizado para ver se o seu filho perdeu alguma vacina.*

Visualize o calendário personalizado do seu filho para ver se está faltando alguma vacina.*

*De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria

1. WORLD HEALTH ORGANIZATION. . Hepatitis A Factsheet: WHO. 2018.Disponível em: <https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/hepatitis-a>. Acesso em: 29 Abr.2019.

2. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Hepatitis A FAQs for the Public: CDC. 2019.Disponível em: <https://www.cdc.gov/hepatitis/hav/afaq.htm>. Acesso em: 29 Abr.2019.

3. PORTAL DA SAÚDE. Calendário nacional de vacinação. 2019. Disponível em: <http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a z/vacinacao/calendario-vacinacao>. Acesso em: 10 abr. 2019.