Lembre-se sempre de que o MeuCálendariodeVacinas é uma ferramenta informativa e não substitui o aconselhamento do seu médico. Consulte sempre seu médico antes de tomar decisões relacionadas à saúde.

Hepatite B

A vacina hepatite B ajuda a proteger contra a hepatite B, uma infecção hepática causada pelo vírus da hepatite B.

Calendário de vacinação recomendado

*De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria

Timeline diagram showing recommended doses for this vaccine

Saiba mais!

Converse com seu médico sobre a vacina Hepatite B.

${iconAlt}

Identifique possíveis falhas na proteção do seu filho

Crie um calendário personalizado para ver se o seu filho perdeu alguma vacina.*

Visualize o calendário personalizado do seu filho para ver se está faltando alguma vacina.*

*De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria

Hepatite B

Você sabia...

Muitos dos sintomas da hepatite B podem ser confundidos com aqueles de doenças comuns, como gripe. Muitas pessoas infectadas com a hepatite B não apresentam nenhum sintoma e podem espalhar a infecção sem percebê-la (4).

Você sabia...

A grande maioria das pessoas infectadas com a hepatite B na idade adulta é capaz de combater o vírus e se recuperar totalmente dentro de 1 a 3 meses (3). No entanto, bebês e crianças com hepatite B têm maior probabilidade de desenvolver uma infecção crônica (1,3).

  • A hepatite B é uma infecção hepática potencialmente fatal causada pelo vírus da hepatite B (HBV) (1). Ela pode elevar seriamente o risco de morte por cirrose (uma escarificação do fígado) e por câncer hepático (1).

  • A hepatite B, geralmente, é transmitida para bebês ou crianças através das mães infectadas durante o nascimento ou pela exposição a sangue e fluidos corporais infectados (por exemplo, em adultos, pelo compartilhamento de agulhas com alguém infectado com a hepatite B em um ambiente de saúde ou por contato sexual) (1). O vírus não se espalha pela amamentação, compartilhando utensílios alimentares, abraços, beijos, segurando as mãos, tosse ou espirros (2). A hepatite B também não é transmitida por alimentos ou água contaminados (2).

  • As crianças que forem infectadas com o vírus da hepatite B correm risco de desenvolver infecções por hepatite B crônicas; até 90% dos bebês infectados durante o primeiro ano de vida desenvolvem a infecção que pode durar a vida toda (1,3).

  • Muitos dos sintomas da hepatite B podem ser confundidos com aqueles de doenças comuns, como gripe (4). Muitas pessoas infectadas com a hepatite B não apresentam nenhum sintoma e podem espalhar a infecção sem percebê-la (4). No entanto, quando os sintomas estão presentes, eles podem incluir dores, febre, mal estar generalizado, perda de apetite, amarelamento da pele e dos olhos (icterícia), urina escura, cansaço extremo, sensação de dor e dor de estômago (1,4). Em algumas pessoas, o vírus da hepatite B também pode causar uma infecção hepática crônica que pode evoluir posteriormente para uma cirrose (um escarificador do fígado) ou câncer hepático (1).

  • A grande maioria das pessoas infectadas com a hepatite B na idade adulta é capaz de combater o vírus e se recuperar totalmente dentro de 1 a 3 meses (3). No entanto, bebês e crianças com hepatite B têm maior probabilidade de desenvolver uma infecção crônica (1,3). A vacina contra hepatite B pode ajudar a proteger contra a infecção (1).

    A vacina contra hepatite B pode ser oferecida sozinha ou em vacinas combinadas que também ajudam a proteger contra outras doenças, como parte do Programa Nacional de Imunização.(5) Consulte seu profissional de saúde para obter mais informações.

Converse com seu médico

Marque uma consulta com seu médico hoje para conversar sobre como vacinar seu filho contra hepatite B.

Identifique possíveis falhas na proteção do seu filho

Crie um calendário personalizado para ver se o seu filho perdeu alguma vacina.*

Visualize o calendário personalizado do seu filho para ver se está faltando alguma vacina.*

*De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria

1. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Hepatitis B Factsheet: WHO; 2017. Disponível em: <http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs204/en/>. Acesso em: 29 Abr.2019.

2. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Hepatitis B FAQs for the Public: CDC; 2016. Disponível em: <https://www.cdc.gov/hepatitis/hbv/bfaq.htm>. Acesso em: 29 Abr.2019.

3. NATIONAL HEALTH SERVICE. Overview hepatitis B. 2019. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/hepatitis-b/>. Acesso em: 29 abr. 2019.

4. NATIONAL HEALTH SERVICE. Symptoms hepatitis B. 2016. Disponível em: <http://www.nhs.uk/Conditions/Hepatitis-B/Pages/Symptoms.aspx>. Acesso em: 29 abr. 2019.

5. PORTAL DA SAÚDE. Calendário nacional de vacinação. 2019. Disponível em: <http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/vacinacao/calendario-vacinacao>. Acesso em: 10 abr. 2019.