Apoio:
Sociedade Brasileira de Pediatra

Lembre-se sempre de que o Meu Cálendario de Vacinas é uma ferramenta informativa e não substitui o aconselhamento do seu médico. Consulte sempre seu médico antes de tomar decisões relacionadas à saúde.

Hepatite B

A vacina hepatite B ajuda a proteger contra a hepatite B, uma infecção hepática causada pelo vírus da hepatite B.

Calendário de vacinação recomendado

*De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria

Timeline diagram showing recommended doses for this vaccine

Saiba mais!

Converse com seu médico sobre a vacina Hepatite B.

${iconAlt}

Hepatite B

Você sabia...

Muitos dos sintomas da hepatite B podem ser confundidos com aqueles de doenças comuns, como gripe. Muitas pessoas infectadas com a hepatite B não apresentam nenhum sintoma e podem espalhar a infecção sem percebê-la (4).

${imgAltText}

Você sabia...

A grande maioria das pessoas infectadas com a hepatite B na idade adulta é capaz de combater o vírus e se recuperar totalmente dentro de 1 a 3 meses (3). No entanto, bebês e crianças com hepatite B têm maior probabilidade de desenvolver uma infecção crônica (1,3).

${imgAltText}
  • O que é hepatite B?

    A hepatite B é uma infecção hepática potencialmente fatal causada pelo vírus da hepatite B (HBV) (1). Ela pode elevar seriamente o risco de morte por cirrose (uma escarificação do fígado) e por câncer hepático (1).

  • Como é transmitida?

    A hepatite B, geralmente, é transmitida para bebês ou crianças através das mães infectadas durante o nascimento ou pela exposição a sangue e fluidos corporais infectados (por exemplo, em adultos, pelo compartilhamento de agulhas com alguém infectado com a hepatite B em um ambiente de saúde ou por contato sexual) (1). O vírus não se espalha pela amamentação, compartilhando utensílios alimentares, abraços, beijos, segurando as mãos, tosse ou espirros (2). A hepatite B também não é transmitida por alimentos ou água contaminados (2).

  • Quem está em risco?

    As crianças que forem infectadas com o vírus da hepatite B correm risco de desenvolver infecções por hepatite B crônicas; até 90% dos bebês infectados durante o primeiro ano de vida desenvolvem a infecção que pode durar a vida toda (1,3).

  • Quais são os sintomas?

    Muitos dos sintomas da hepatite B podem ser confundidos com aqueles de doenças comuns, como gripe (4). Muitas pessoas infectadas com a hepatite B não apresentam nenhum sintoma e podem espalhar a infecção sem percebê-la (4). No entanto, quando os sintomas estão presentes, eles podem incluir dores, febre, mal estar generalizado, perda de apetite, amarelamento da pele e dos olhos (icterícia), urina escura, cansaço extremo, sensação de dor e dor de estômago (1,4). Em algumas pessoas, o vírus da hepatite B também pode causar uma infecção hepática crônica que pode evoluir posteriormente para uma cirrose (um escarificador do fígado) ou câncer hepático (1).

  • Como proteger seu filho?

    A grande maioria das pessoas infectadas com a hepatite B na idade adulta é capaz de combater o vírus e se recuperar totalmente dentro de 1 a 3 meses (3). No entanto, bebês e crianças com hepatite B têm maior probabilidade de desenvolver uma infecção crônica (1,3). A vacina contra hepatite B pode ajudar a proteger contra a infecção (1).

    A vacina contra hepatite B pode ser oferecida sozinha ou em vacinas combinadas que também ajudam a proteger contra outras doenças, como parte do Programa Nacional de Imunização.(5) Consulte seu profissional de saúde para obter mais informações.

${imgAltText}

Converse com seu médico

Marque uma consulta com seu médico hoje para conversar sobre como vacinar seu filho contra hepatite B.

${imgAltText}
${imgAltText}

Identifique possíveis atrasos na proteção do seu filho

Crie um calendário personalizado para ver se o seu filho perdeu alguma vacina.*

Visualize o calendário personalizado do seu filho para ver se está faltando alguma vacina.*

1. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Hepatitis B Factsheet: WHO; 2017. Disponível em: <http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs204/en/>. Acesso em: 29 Abr.2019.

2. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Hepatitis B FAQs for the Public: CDC; 2016. Disponível em: <https://www.cdc.gov/hepatitis/hbv/bfaq.htm>. Acesso em: 29 Abr.2019.

3. NATIONAL HEALTH SERVICE. Overview hepatitis B. 2019. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/hepatitis-b/>. Acesso em: 29 abr. 2019.

4. NATIONAL HEALTH SERVICE. Symptoms hepatitis B. 2016. Disponível em: <http://www.nhs.uk/Conditions/Hepatitis-B/Pages/Symptoms.aspx>. Acesso em: 29 abr. 2019.

5. PORTAL DA SAÚDE. Calendário nacional de vacinação. 2019. Disponível em: <http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/vacinacao/calendario-vacinacao>. Acesso em: 10 abr. 2019.