Apoio:
Sociedade Brasileira de Pediatra

Lembre-se sempre de que o Meu Calendário de Vacinas é uma ferramenta informativa e não substitui o aconselhamento do seu médico. Consulte sempre seu médico antes de tomar decisões relacionadas à saúde.

Hib

A vacina Hib ajuda a proteger contra a bactéria Haemophilus influenzae tipo B (Hib)

Calendário de vacinação recomendado

*De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria

Timeline diagram showing recommended doses for this vaccine

Saiba mais!

Converse com seu médico sobre a vacina Hib.

${iconAlt}

Hib

Você sabia...

Mesmo com o tratamento, cerca de 1 em cada 20 crianças que desenvolvem a meningite causada por Hib morre (2).

Você sabia...

Após a introdução dos programas de vacinação contra Hib, houve uma queda substancial (mais de 90%) no número de casos da doença nos países que implementaram a vacinação (2).

  • A Hib (ou Haemophilus influenzae tipo b) é uma bactéria que pode estar presente no nariz e na garganta e causar diversas doenças graves, como meningite (uma infecção do cérebro e da medula espinhal) (1). 20 a 40% das crianças que desenvolvem meningite causada por Hib apresentam complicações de longo prazo, incluindo cegueira, surdez e deficiências de aprendizagem (2). Mesmo com o tratamento, cerca de 1 em cada 20 crianças que desenvolvem a meningite causada por Hib morre (2).

  • As bactérias da Hib são encontradas no nariz e na garganta e geralmente não causam problemas; mas se elas passarem para a corrente sanguínea, podem causar doença (2,3). Algumas pessoas não têm nenhum sintoma de infecção por Hib, mas ainda podem transmitir as bactérias para os outros (2). A Hib pode ser transmitida por gotículas para outras pessoas, quando se tosse ou espirra (2).

  • Qualquer um pode pegar a doença causada por Hib, mas 9 de 10 casos ocorrem em bebês e crianças pequenas (<5 anos de idade) (2). Mesmo com o tratamento, cerca de 1 em cada 20 crianças que desenvolvem a meningite causada por Hib morre (2). Crianças com sistema imunológico debilitado (incluindo as infectadas por HIV) também correm mais risco de apresentar doença causada por Hib (2). O risco de doença por Hib é maior em áreas superlotadas e em condições ruins de vida (2).

  • Os sintomas da infecção por Hib podem levar de 2 a 10 dias para aparecer (2). Se as bactérias da Hib alcançarem a corrente sanguínea, elas podem causar doenças com sintomas que variam dependendo de qual parte do corpo está infectada (2). Febre alta é um sintoma comum das infecções mais graves (2). A infecção por Hib pode causar meningite, uma infecção do tecido que reveste o cérebro (3). Os sintomas da meningite incluem febre, convulsões, dor de cabeça, rigidez da nuca e sensibilidade à luz (2). A infecção por Hib pode causar epiglotite, uma infecção da epiglote, que é a lâmina que cobre a entrada da laringe. Isso pode causar dor de garganta e dificuldade para respirar e engolir (2). A infecção por Hib também pode causar pneumonia, uma infecção dos pulmões (3). Os sintomas da pneumonia incluem tosse e respiração rápida (2). A infecção por Hib pode provocar doenças menos graves, como sinusite (infecção dos seios da face), conjuntivite e otite média (infecção do ouvido médio) (2).

  • A transmissão da doença causada por Hib pode ser evitada pela vacinação e também pela lavagem das mãos, melhora do fornecimento de água e saneamento, e reduzindo a poluição do ar doméstico (2). A vacinação é uma maneira altamente efetiva de prevenir doenças causadas pela Hib. Após a introdução dos programas de vacinação contra Hib, houve uma queda substancial (mais de 90%) no número de casos da doença nos países que implementaram a vacinação (2).

Converse com seu médico

Marque uma consulta com seu médico hoje para conversar sobre como vacinar seu filho contra Hib.

Identifique possíveis atrasos na proteção do seu filho

Crie um calendário personalizado para ver se o seu filho perdeu alguma vacina.*

Visualize o calendário personalizado do seu filho para ver se está faltando alguma vacina.*

1. IMMUNIZATION ACTION COALITION. Hib is a serious disease… make sure your child is protected!. Disponível em: <http://www.immunize.org/catg.d/p4308.pdf>. Acesso em: 25 Abr. 2019.

2. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Haemophilus influenzae type b (Hib) vaccination position paper - july 2013. Wkly Epidemiol Rec; 88(39): 413–28,2013.

3.CENTER FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Hib Vaccine: What you need to know. Disponível em:<http://www.cdc.gov/vaccines/hcp/vis/vis-statements/hib.pdf>. Acesso em: 25 Abr. 2019.