Lembre-se sempre de que o MeuCálendariodeVacinas é uma ferramenta informativa e não substitui o aconselhamento do seu médico. Consulte sempre seu médico antes de tomar decisões relacionadas à saúde.

Rotavírus

A vacina rotavírus ajuda a proteger contra o rotavírus, uma doença causada por um vírus que pode afetar os intestinos.

Calendário de vacinação recomendado

*De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria

Timeline diagram showing recommended doses for this vaccine

Saiba mais!

Converse com seu médico sobre a vacina rotavírus.

${iconAlt}

Identifique possíveis falhas na proteção do seu filho

Crie um calendário personalizado para ver se o seu filho perdeu alguma vacina.*

Visualize o calendário personalizado do seu filho para ver se está faltando alguma vacina.*

*De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria

Rotavírus

Você sabia...

O rotavírus infecta quase todas as crianças de 3 a 5 anos de idade e constitui a principal causa de diarreia grave e desidratação em crianças com menos de 5 anos (2).

Você sabia...

A vacinação pode ajudar a proteger contra a doença causada por rotavírus (1).

  • O rotavírus causa uma infecção viral principalmente no intestino e é a causa mais comum de doença diarreica grave em crianças pequenas de todo o mundo (1,2). Crianças que contraem doença por rotavírus podem acabar desidratadas e podem precisar ser hospitalizadas (3).

  • O rotavírus é facilmente disseminado entre bebês e crianças pequenas (3). O rotavírus pode ser eliminado por vários dias em concentrações altíssimas nas fezes e vômito de indivíduos infectados (2). O vírus é facilmente contraído pela boca através do contato com fezes contaminadas (2-4). Isso pode acontecer se você colocar as mãos não lavadas e contaminadas com fezes na boca, tocar em objetos ou superfícies contaminados e colocar os dedos na boca, ou ingerir alimentos contaminados (4). O rotavírus é eliminado mais intensamente e tem uma probabilidade maior de infectar outras pessoas assim que os sintomas aparecem e até os primeiros 3 dias após a recuperação (4). As pessoas com rotavírus também podem infectar outras pessoas antes de começar a apresentar os sintomas (4).

  • A doença por rotavírus é mais comum em bebês e crianças pequenas (5). O rotavírus infecta quase todas as crianças de 3 a 5 anos de idade e constitui a principal causa de diarreia grave e desidratação em crianças com menos de 5 anos (2).

  • A doença por rotavírus normalmente ocorre de forma rápida (em cerca de 2 dias) e é caracterizada por vômito e diarreia aquosa durante 3 a 8 dias (2,5). Os sintomas da doença por rotavírus variam de fezes soltas a diarreia grave e vômitos, causando desidratação, desequilíbrios de eletrólito, choque e morte (2). Também pode ocorrer febre, dor abdominal e perda de apetite (5).

  • A vacinação pode ajudar a proteger contra a doença causada por rotavírus (1). Boa higiene, como a limpeza e lavagem das mãos, melhor saneamento e distribuição de água, bem como o aleitamento materno são fatores importantes para ajudar a controlar a infecção (1).

Converse com seu médico

Marque uma consulta com seu médico hoje para conversar sobre como vacinar seu filho contra rotavírus.

Identifique possíveis falhas na proteção do seu filho

Crie um calendário personalizado para ver se o seu filho perdeu alguma vacina.*

Visualize o calendário personalizado do seu filho para ver se está faltando alguma vacina.*

*De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria

1. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Immunization, vaccines and biologicals: rotavirus. 2018. Disponível em: <https://www.who.int/immunization/diseases/rotavirus/en/>. Acesso em: 25 abr. 2019.

2. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Rotavirus vaccines WHO position paper – 2013. Weekly epidemiological record; 88: 49-64; 2013. Disponível em: <https://www.who.int/wer/2013/wer8805.pdf?ua=1>. Acesso em: 25 abr. 2019.

3. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Rotavirus - Vaccination. 2018. Disponível em: <https://www.cdc.gov/rotavirus/vaccination.html>. Acesso: em 25 abr. 2019.

4. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Rotavirus - Transmission. 2018. Disponível em: <https://www.cdc.gov/rotavirus/about/transmission.html>. Acesso em: 25 abr. 2019.

5. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Rotavirus - Symptoms. 2018. Disponível em: <https://www.cdc.gov/rotavirus/about/symptoms.html>. Acesso em: 25 abr. 2019.